top of page

Como Escolher o Tamanho da Roupinha do Bebê

Atualizado: 22 de mar.


Uma das principais dúvidas das mamães de primeira viagem é quantas roupinhas comprar e quais tamanhos.

Por quanto tempo o bebê usará o tamanho RN, P, M, G...

Reunimos algumas dicas para facilitar a escolha e as compras.

Basicamente existem 5 numerações de roupinhas para bebê: RN, P, M, G, GG

Falando detalhadamente sobre cada um deles:

Tamanho RN Idade: 0 a 2 meses Peso: 2,5 a 5,0 kg Altura: 45 a 54cm

Geralmente, o bebê usa RN por pouquíssimo tempo. Por esse motivo, algumas mães preferem nem comprar roupinha RN.

Bebês que nascem grande ou acima da média nem chegarão a usar esse tamanho de roupinha e já vão começar direto no tamanho P. O peso considerado normal para um recém-nascido é entre 2,5 e 3,8 quilos. O comprimento pode variar entre 46 e 54cm

Quando a mamãe já sabe, pelo acompanhamento do pré-natal, que o bebê nascerá grande ou pesado poderá nem comprar roupas RN. Porém, se já souber que o bebê nascerá pequeno ou dentro da média pode investir em algumas roupinhas nessa numeração, sem exageros. O ideal é que as roupinhas RN sejam de manga longa, calça comprida e quentinhas, exceto em regiões muito quentes. Mas vale lembrar da dica para prevenir as picadas de insetos em bebês utilizando manga longa e calça comprida (leia mais aqui)

Tamanho P Idade: 1 a 3 meses Peso: 5,0 a 6,0 Kg Altura: 54 a 60cm

Nessa fase, o bebê ainda usará body, culote, pagão e macacão longo, mas já pode utilizar camisetinhas, conjuntos, vestidos e banho de sol nos dias quentes. Roupinhas mais vaporosas são bem vindas no verão. Se a previsão de nascimento do bebê é no inverno, invista em conjuntos de moleton, plush e casacos.

Tamanho M Idade: 3 a 6 meses Peso: 6,5 a 8,0 Kg Altura: 60 a 66cm Nessa fase o bebê começa a ficar mais ativo, por isso, invista em roupas confortáveis para o dia-a-dia e que facilite os movimentos. Confira dicas para escolher roupinhas confortáveis nesse outro post. Evite: elásticos apertados, tecidos ásperos, botões, tudo o que atrapalha o bebê a dormir, sentar e engatinhar. Guarde as roupinhas modernas para passeios e festinhas. Atualmente, é possível encontrar vários modelos de roupa da moda para bebês, como camisas, sobreposições, vestidos, calça jeans, tecidos encorpados e finos.

Tamanho G Idade: 6 a 9 meses Peso: 8,0 a 9,0 Kg Altura: 66 a 72cm A maioria dos bebês deixam de usar macacão nessa fase. Conjuntos de calça, camiseta e agasalho são melhores para os movimentos do bebê, principalmente, porque nessa fase, geralmente eles já estão engatinhando e com fôlego total. Portanto, na hora de montar o enxoval, compre macacões do RN ao M e invista em outros modelos confortáveis acima desse tamanho.

Tamanho GG Idade: 9 a 12 meses Peso: 9,0 a 10,0 Kg Altura: 72 a 78cm Nem todas as confecções oferecem o tamanho GG. Algumas pulam do G para 1 ano.

Mas é sempre bom ter algumas peças GG para aquela fase em que um tamanho está pequeno e o outro ainda está grande. Considere as mesmas dicas do tamanho G.

Para montar o enxoval, o ideal é comprar roupinhas do RN ao M, pois, essas peças serão usadas nos primeiros meses.

Deixe para comprar tamanhos maiores conforme o bebê for crescendo. Assim você conseguirá seguir as tendências de moda do momento e investir em peças adequadas a estação de acordo com o desenvolvimento do bebê.

Aqui no Blog também já dei dicas de como cuidar das roupinhas do bebê e o que levar em conta para fazer a primeira lavagem, como, por exemplo, lavar somente os tamanhos menores primeiro e o restante conforme o bebê for crescendo (leia mais aqui).

Quando o bebê estiver próximo de completar 1 ano é hora de investir na numeração infantil ao invés da Baby.

Geralmente as confecções dividem os tamanhos para crianças em dois grupos: de 1 ano a 4 anos e de 6 anos a 16 anos

Vou falar aqui sobre o primeiro grupo, que é fase seguinte que os bebês usam após saírem do tamanho Baby.

Tamanho 1 Ano: Idade: 12 a 18 meses Peso: 10,0 a 12,0 Kg Altura: 75 a 85cm A fase dos primeiros passos, segundos, terceiros.... o bebê está a todo vapor. A roupa para essa idade não faz parte do enxoval, mas sim, das futuras compras. Certamente, a mamãe irá querer comprar itens da moda, cores e estampas atuais. Até porque, nessa idade vale todo tipo de roupa, do confortável ao chique, adequando para cada ocasião. Tamanho 2 Anos: Idade: 18 a 24 meses Peso: 12,0 a 14,0 Kg Altura: 85 a 95cm Apesar de ser tamanho 2 anos, a criança geralmente começa a usar esse tamanho com 1 ano e meio ou até antes caso a criança tenha um desenvolvimento acima da média.

Aqui valem as mesmas dicas do tamanho 1 ano. Tamanho 4 Anos: Idade: 30 a 36 meses Peso: 16,0 a 18,0 Kg Altura: 105 a 115cm Pulamos o tamanho 3 anos, porque pouquíssimas confecções oferecem artigos desse tamanho. Os tamanhos padrões são: 1 ano, 2 anos, 4 anos, 6 anos, 8 anos, 10 anos, 12 anos, 14 anos e 16 anos. Mas quando seu filho chegar nessa fase, ele já não será mais um bebezinho, né?

Dicas Para Comprar Roupas de Presente para Bebês

Se você não é a mãe ou o pai da criança, certamente, não saberá o peso, altura, nem se o desenvolvimento da criança está na média para a idade. Então é mais difícil saber qual tamanho comprar para presentear a criança. O ideal é comprar sempre um tamanho acima do que a criança está usando no momento.

Veja as dicas abaixo: Antes do Bebê Nascer: Tamanho RN ou P Presente de Chá de Bebê: Tamanho RN ou P Presente de Maternidade/Nascimento: Tamanho M Até 6 Meses: Tamanho G Até 9 meses: Tamanho GG ou 1 ano Aniversário de 1 Ano: Tamanho 2 anos Aniversário de 2 Anos: Tamanho 3 anos ou 4 anos Aniversário de 3 Anos: Tamanho 4 anos

Todas as orientações de tamanho são estimativas médias para cada idade que podem variar de acordo com o desenvolvimento de cada criança.


Onde Comprar o Enxoval do Bebê?


Novo Bebê Mimos

Loja Online de Enxoval e Roupinhas de Bebê

Utilize o Cupom: NAPALMADAMAE25

Garanta o seu Voucher de R$ 25,00 (para compras acima de R$ 250,00) exclusivo para as leitoras do Blog. Consulte as Regras no Guia de Fornecedores.



Ainda tem Dúvidas Sobre o Enxoval do Bebê?


Se você gostou desse post, certamente irá adora o meu Guia de Roupinhas do Bebê.. Um conteúdo completo com tudo o que a gestante precisa saber para montar um enxoval assertivo e econômico. Clique e Garanta o Seu Agora!


155.098 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page