top of page

Naninha de Bebê e Objetos de Transição


Naninha é um paninho com algum bichinho fofo e delicado para que o bebê possa ficar agarradinho.

Existem diversos modelos de naninhas, mas geralmente, são pequenas, confeccionadas em tecido de algodão e possuem a cabeça de um bichinho na ponta.

Naninha Para Bebê

Para que Serve

Ah, Legal! Bonitinho, mas pra que serve?

A naninha é considerada um objeto de transição, ou seja, passa segurança, conforto e aconchego a criança.

A Mônica, da Turma da Mônica, sempre carrega o Sansão para todos os lados. Se você lembrar do desenho do Charlie Brown, tem um personagem que sempre carrega seu cobertor pra lá e pra cá. Esses são objetos transicionais.

Nos primeiros meses de vida, o bebê não consegue separar o seu corpo do corpo da mãe. Para eles, mãe e bebê são uma única coisa. Com o passar dos meses, o bebê passa a identificar sua individualidade e perceber essa divisão. Também percebe que nem a sempre a mãe está presente, e assim, passa a buscar algum objeto de transição para saciar essa necessidade.

A criança se apega a algum objeto, que pode ser desde um cobertor, um brinquedo ou algum paninho. É como se esse objeto representasse a presença materna.

As naninhas foram criadas exatamente para essa função: trazer aconchego e segurança.

Mas uma coisa que é importante saber é que geralmente, a criança escolhe seu próprio objeto de transição.

A naninha pode ser uma opção bem aceita, mas depende muito de cada criança. Algumas nem sequer adotam um objeto de transição e não há nenhum problema nisso. Às vezes, ela não sentiu essa necessidade.

Naninhas e Objetos de Transição

Minha Experiência

Logo que minha filha nasceu, providenciei uma naninha. Apesar dela gostar bastante da naninha e pedi-la de vez em quando, ela não adotou a naninha como objeto de transição. Esse papel ficou com as fraldinhas de pano. Sempre tive o costume de usar a fralda de ombro durante a amamentação. Posicionava entre o seio e o rostinho da minha filha para evitar que o leite pudesse vazar e sujar uma de nós duas. Então, acredito que minha filha associou esse momento tão gostoso da amentação ao aconchego materno. Quando ela tem dificuldades para dormir, pego uma dessas fraldinhas e dou para ela abraçar.

O bom desse objeto que ela escolheu é que não é um único objeto, mas sim, qualquer fraldinha. Evita aquele risco de perder o objeto e o bebê não conseguir dormir porque não se acostuma com nenhum outro. Além disso, é um produto que sempre lavo e minha filha continua gostando dele mesmo assim.

Recentemente, ela passou a adotar uma certa manta também como objeto de transição. Só quer essa bendita manta! rsrsrs Mas continua aceitando a fraldinha normalmente.

Perdi ou Esqueci a Naninha do Meu Filho! E Agora!

Essa situação é mais comum do que parece. Trabalhando há tantos anos com mães, ouço esse tipo de relato com muita frequência. Perdi a naninha do meu filho e ele não dorme mais! Meu filho só gosta dessa naninha e não encontro outra igual.

Algumas crianças sentem dificuldade para dormir sem a naninha e caem no choro.

O ideal é tentar fazer a criança se adaptar a pelo menos 2 naninhas diferentes ou 2 objetos diferentes, assim,caso você tenha que lavar um deles, ou até mesmo esqueça ou perca, existe um plano B e seu filho não vai perder o aconchego. Mas nem sempre é fácil, pois, algumas crianças não aceitam outro objeto.

Se ocorrer uma perda ou um dano e seu filho ficar sem sua naninha favorita, é o momento de tentar oferecer um novo objeto e explicar claramente (independente da idade da criança) que aquele objeto não existe mais.

Lembre-se que mesmo que você substitua por um objeto idêntico, ainda existe a possibilidade de seu filho recusá-lo, porque não terá o mesmo cheiro e a mesma textura do anterior que já estava em uso.

Por isso, acredito que realmente seja uma boa opção tentar trocar o objeto e recomeçar do zero. As crianças possuem muita facilidade em se adaptar a novas circunstâncias e eles podem encontrar, por conta própria, outro objeto substituto.

4.928 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page