top of page

O Que é Puerpério? - Dicionário da Mãe de Primeira Viagem


Você está grávida ou seu bebê nasceu a pouco tempo e você tem escutado muitas palavras novas, não é mesmo?

O Dicionário da Mãe de Primeira Viagem está aqui para te ajudar a decifrá-las.

Hoje vou falar sobre uma das palavras mais difíceis, seja em pronúncia ou em sentimento do que ela representa, o Puerpério!

puerpério significado mãe de primeira viagem

Puerpério é aquela fase após o nascimento do bebê, que muitas pessoas conhecem como quarentena, pois, leva em média 40 dias, podendo variar de mulher para mulher.

É a fase em que os órgãos estão retornando ao lugar que estavam antes da gravidez e que a mulher passa por diversas mudanças físicas e emocionais.

As mudanças físicas são até simples de enfrentar, mas as emocionais são bem complicadas.

A nova mamãe passa por um turbilhão de sentimentos, que vão desde a gratidão pelo seu filho até a exaustão da nova rotina. É muito comum que a mulher fique mais sensível e vulnerável nessa fase, pois, ainda está se adaptando ao seu novo papel de mãe.

Se sentir mais triste e cansada do que o normal, converse com seu médico. A depressão pós-parto é comum e precisa de ajuda.

Em relação as mudanças físicas, um dos principais sintomas são as cólicas ao amentar. Isso porque, quando o bebê suga o leite, estimula a produção de ocitocina, um hormônio que também estimula a contração do útero para que volte ao seu tamanho normal.

Durante o puerpério, a mulher precisa se resguardar, não fazer esforço físico, não ter relações sexuais, alimentar-se bem. É claro que cada caso deve ser analisado junto ao médico para determinar o limite de atividades de cada mulher durante esse período.

Quando termina o puerpério?

Ainda não se sabe ao certo quando é considerado o fim oficial do puerpério, pois, pode variar para cada pessoa.

De uma maneira geral, acredita-se que dure cerca de 6 a 8 semanas.

Você perceberá que as mudanças em seu corpo já ocorreram e que está iniciando um novo ciclo. Seu médico também será capaz de diagnosticar o fim dessa fase, principalmente, ao verificar se o útero já voltou ao tamanho normal e como está o estado emocional dessa nova mamãe.

871 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page