top of page

Terrible Two - Como Lidar


Você já ouviu falar sobre a fase Terrible Two?

É considerada a adolescência do bebê, fase em que o comportamento da criança muda quando ela se dá conta de que é um indivíduo e quer conquistar o seu espaço, fazendo prevalecer seus gostos e interesses.

É um período de grandes mudanças para a criança, pois, ela começa a entender melhor o mundo e passa a ter opiniões, deixando de atender as escolhas dos pais.

É uma fase difícil tanto para os pais quanto para os pequenos, pois, mesmo querendo ter opiniões, eles ainda não tem maturidade para fazer as próprias escolhas e muitas delas vão em contradição a criação que os pais desejam oferecer.

Há também quem diga que o Terrible Two não existe, afinal, cada fase da vida é uma crise diferente e sempre haverá um Terrible-qualquer-coisa para deixar os pais de cabelo em pé.

A grande questão é que criança precisa de limites. Por mais que possa doer nosso coração de mãe em falar não, precisamos educá-los para que saibam conviver em sociedade. No mundo real, eles não terão tudo o que querem e precisam aprender a lidar com frustrações.

Frase Limites Criança Feliz

Minha Experiência

Geralmente, o Terrible Two ocorre entre 1 ano e meio e 3 anos de idade. Por aqui começou cedo, realmente por volta de 1 ano e meio.

Logo que a minha filha percebeu que podia escolher e comunicar suas opiniões, gostos e preferências, não perdeu tempo e já começou suas imposições.

Não é raro um xilique para entrar no banho e depois outro xilique para sair do banho. Outro xilique para trocar a roupa. Essa não, mamãe! Essa calça é feia!

Comer então é quase uma sessão tortura. Se eu estiver com sorte, ela come o arroz com feijão e carne. Eu disse se estiver com sorte, porque às vezes ela não aceita nem o básico. Tentar fazer ela provar novos alimentos HA-HA-HA. Mas eu continuo tentando, vai que...né?

Enfim, é xilique para entrar no carro, para sair do elevador, para pegar no colo, para assistir desenho. E a minha paciência vai ficando cada vez mais curta.

É aí que mora o problema. A gente cansa, fica exausta de falar "NÂO" 10, 20,30 vezes por dia e em algum momento a gente cede e põe tudo a perder. Eles são tão espertos que conhecem nosso ponto fraco, sabem que em algum momento vão conseguir o que querem.

Entre tantas estratégias que tentamos, uma vem dando certo: O Quadro de Incentivo!

Ao melhor estilo Supernanny, o quadro de incentivos é um mural onde são listadas as atividades diárias da criança por dia da semana, onde podemos avaliar se seu comportamento foi bom ou ruim e se ela cumpriu corretamente a atividade.

Quadro de Incentivos Infantil Super Nany

Todas as noites a gente atualiza o quadro com o comportamento do dia. Escovou os dentes? Ganha uma estrelinha. Fez birra pra sair do banho? Ganha uma carinha triste. E por aí vai.

No segundo dia que usamos o quadrinho ela já entendeu a proposta e já sabe que vai ganhar uma carinha triste se não obedecer ou se não cumprir uma tarefa corretamente. Ela não gosta de saber que vai ganhar carinha triste, só gosta de ganhar estrelinhas, obviamente.

E cada vez que ela cumpre a tarefa corretamente, como guardar os brinquedos ou comer direitinho, fica toda feliz dizendo que vai ganhar estrelinha.

Esse Quadro de Incentivos é da Fabee Store. Você pode comprar pelo site e personalizar com seu nome da criança, escolher um avatar e personalizar as tarefas que você quer incluir.

É possível selecionar até 7 tarefas ou deixar uma delas em branco para escrever a mão uma tarefa específica da rotina da sua casa.

Já acompanha 3 cartelas de estrelinhas felizes e 3 cartelas de carinhas tristes.

Por aqui essa novidade está funcionando bem.

E você? Tem alguma dica legal para controlar as birras dessa fase? Deixa um comentário aqui.

259 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page