top of page

Mãe é tudo igual? Que tipo de mãe é a sua?


Quase todos nós já ouvimos falar que mãe é tudo igual, mas não é não - definitivamente!

As mães são os primeiros amores de todo mundo. Não tem nem como ser diferente, já que nós ficamos dentro da barriga delas durante 44 semanas (ou 42, ou 45, mas é tempo pra chuchu).

Quando somos bebês, são elas que nos proveem o alimento mais rico e precioso da vida: o leite materno. Então, com o amor, o carinho e o apoio delas, nós começamos a balbuciar um “mama”, comer papinha, sopa e frutas e começar a crescer.

Depois, damos os primeiros passos - e tomamos os primeiros tombos. Passa mais um tempinho, nós começamos a ir para a creche, depois a escolinha, e a mochila está sempre com um lanchinho bem gostoso.

O tempo não para de passar, e então, quando paramos para perceber, já estamos na escola. Ensino fundamental, ensino médio, faculdade e, então, a vida adulta, que parecia estar tão longe, mas já está aí, batendo à porta.

É claro que nós pulamos algumas etapas do crescimento, mas conforme ficamos mais velhos, nós percebemos uma coisa: nenhuma mãe é igual à outra, ainda que todas sejam mães.

Isso é super legal e engraçado ao mesmo tempo, já que nós olhamos para nossos primos e amigos e percebemos como elas podem ser diferentes: dá até para classificá-las em alguns tipos!

Tipos de mães que você não poderá negar que existem

Nós temos certeza absoluta que esses tipos de mães existem, e mais do que isso, que você poderá encontrar um que parece descrever a sua mãe com riqueza de detalhes!

Tipos de Mãe - Mãe Preocupada

Imagem: Pixabay

#1 - Mãe Preocupada

Essa é aquela mãe que está sempre neurótica e super preocupada com o seu filho - mas para o seu bem, é claro. Acontece que essa preocupação toma proporções muito grandes de vez em quando, o que pode até parecer exagero.

Por exemplo, se a mãe vê o filho saindo para algum lugar, é só ele passar do lado dela que já escuta a frase:

– Leva a blusa, menino(a)!

Pode estar o calor que for, mas ela insiste em não deixar isso passar de jeito nenhum. Afinal de contas, vai que o filho toma uma friagem no peito, não é?

Então, o filho sente fome e vai comprar alguma coisa na padaria (que fica do outro lado da rua). A mãe, então, lança:

– Cuidado com a rua, tá bom, filho(a)? Olha para os dois lados. Tá levando o celular? Me avise quando chegar!

De tão perto que é, ele começa a ligar para ela quando pisa fora de casa, e na hora de voltar, quando liga para ela de novo, quase consegue ouvir ela falando lá de casa, já que ir e voltar da padaria não leva nem cinco minutos.

Aí, chega a sexta-feira, dia tão esperado, em que o filho quer curtir com os amigos. Então, eles marcam uma balada, e é claro que a mãe fica preocupada. Antes de sair de casa, ela já dá um pequeno sermão:

– Filho(a), cuidado para não voltar muito tarde, tá bem? Cuidado lá também, para ninguém colocar nada na sua bebida. Não esquece de comer, tá bom? Lá é frio, tem ar condicionado? Leva a blusa! Mamãe te ama.

Quando o filho está lá, dançando e curtindo com os amigos, toca o telefone, e quem é? A mãe.

Teimoso, deixa o telefone tocar uma, duas, três vezes, e quando se dá conta de que não tem jeito mesmo, atende o telefone.

Ela fala as mesmas coisas que disse quando ele saiu de casa, e isso que ainda não faz nem uma hora e meia que saiu. Além disso, pergunta a hora que vai voltar para casa.

Então, depois de mais algumas ligações e mensagens, o filho volta para casa. E, adivinha? A mãe ainda está acordada, esperando seu filho amado com um prato de comida e um copo de suco, preparado com todo o amor do mundo.

Tipos de Mãe - Mãe Descontraída

Imagem: Pixabay

#2 - Mãe Descontraída

Quando se pensa em uma mãe, o que vem à mente é uma pessoa séria, respeitosa e adulta, que não gosta muito de brincadeira. Porém, com a mãe descontraída, é exatamente o contrário.

Essa é aquela mãe que zoa com o filho mais do que seus próprios amigos. Consequentemente, é óbvio que todos os amigos adoram essa mãe, que sempre faz com que eles dêem boas risadas.

Porém, não basta para a mãe brincar com o seu filho, ela ainda tem que registrar esses momentos e compartilhar no WhatsApp, no famigerado grupo da família, e também nas redes sociais.

Quando o filho vai sair para ir à escola ou a faculdade, a mãe não deixa de falar:

– Cuidado hein, filho! Não deixe seus amigos te zoarem, e se eles fizerem isso, zoe de volta, já que the zoeira never ends. É assim que fala, né?

O filho desse tipo de mãe reconhece que ela é a sumidade da brincadeira, que sabe tudo sobre diversão e descontração. Então, ele se rende à sua sabedoria e, quando quer fazer alguma brincadeira com os amigos, ela é a fonte do plano.

Como se não bastasse dar todas as instruções da zoeira, ela ainda pede que o filho filme tudo e mostre para ela, para saber se dá para confirmar aquele ditado, que filho de peixe, peixinho é.

A relação entre essa mãe e seus filhos é maravilhosa, e eles sentem que, além de uma mãe, possuem uma verdadeira amiga para todas as horas. Por isso, eles sempre serão os melhores amigos.

Tipos de Mãe - Mãe na Moda

Imagem: FreeImages

#3 - Mãe da Moda

Essa é clássica - ou melhor, super moderna!

A mãe da moda é aquela que está antenada em tudo o que acontece nas passarelas da São Paulo Fashion Week e sempre segue as últimas tendências dos fashionistas e das blogueiras de moda.

Não pode sair uma novidade naquela loja de departamento que ela adora que, no dia seguinte, a mãe já comprou. Ao abrir o guarda-roupa dela, parece um tour pelo guarda-roupa de uma atriz ou modelo.

Como não poderia deixar de ser, é claro que essa mãe dá um monte de sugestões de moda para os seus filhos, que nem sempre concordam com tudo o que elas dizem.

Na hora de sair para a escola ou faculdade, eles vão até ela, para dar tchau, e ela fala o seguinte:

– Nossa filho(a), você vai assim mesmo? Tem certeza? Essa roupa é super ultrapassada, parece que você está na época da minha mãe! Depois a gente dá uma passadinha no shopping e você experimenta um monte de roupas, tá bom?

Acontece que experimentar roupas é algo que muitos filhos não gostam, mas que não dá para evitar, ainda mais com uma mãe da moda, que não deixa passar nada despercebido.

As fotos do Instagram dela costumam ter mais likes do que o seu, e ela é a referência das amigas quando querem ir para alguma festa ou evento especial.

Quando o filho também tem uma ocasião especial, é óbvio que ela não vai deixá-lo ir de qualquer jeito: monta o look inteirinho, com todo o carinho do mundo, para que ele esteja lindo e moderno.

Tipos de Mãe - Mãe Tecnológica

Imagem: FreeImages

#4 - Mãe Tecnológica

Sabe aquelas mães que entendem tudo sobre o mundo da tecnologia? Sabem de tudo, desde o último modelo de celular até a panela elétrica que não gruda nem ovo? Então, é ela mesmo.

A mãe tecnológica tem um arsenal de equipamentos modernos com ela: notebook, smartphone (não é celular não, é smartphone!), tablet e smartwatch.

A TV da sala é do último modelo, com conexão bluetooth com o smartphone, que pode ser usado como controle.

A máquina lava e seca programa tudo sozinho, e as roupas passam por n etapas (que ela sabe explicar de cor) para que a roupa fique limpinha, cheirosa e macia.

O aspirador é daquele modelo de robôzinho, que aspira a casa inteira sozinho e volta para a base para ser carregado quando a bateria está no fim. Enquanto isso, ela testa a nova fritadeira a ar e prepara um suco no juicer mais moderno do momento.

Quando o filho vai usar algum desses equipamentos modernos e não sabe o que fazer, logo pergunta para a sua mãe, que vem com as seguintes alegações:

– Filho(a), de novo? Eu já te expliquei um montão de vezes! É só você apertar aqui, girar ali e programar nesse botão. Olha aqui, vou te mostrar. Vou mandar no seu WhatsApp um vídeo que eu vi no YouTube, que explica tudinho, tá bom?

O filho se esforça para aprender a usar metade dos equipamentos, aparelhos e eletrônicos da sua mãe, mas não tem jeito: sempre recorre a ela, que ensina quantas vezes for preciso, sem nunca perder a paciência.

Tipos de Mãe - Mãe Cozinheira

Imagem: Pixabay

#5 - Mãe Cozinheira

A comida de toda mãe é deliciosa, disso ninguém duvida. Mas, ainda assim, tem aquelas que realmente se superam e parece que são netas da Palmirinha ou da Ana Maria Braga.

A mãe cozinheira sabe fazer todas as receitas que você pode imaginar, desde um baião de dois até um cuscuz paulista ou ceviche peruano. Parece que elas realmente nasceram para cozinhar.

Por isso, o filho (e todos os seus amigos) amam almoçar ou jantar na casa dessa mãe, que sempre tem uma refeição farta, com mistura, acompanhamento, sobremesa, suco natural e tudo mais que você imaginar.

Quando o filho vai para a escola ou faculdade, ela não deixa de perguntar:

– Filho, pegou o lanchinho? A mamãe fez bolo, torta de frango, suco de maracujá e bolo de chocolate. Assim, você não fica comendo besteira na rua. Pega ali na geladeira, eu já separei tudo para você. Se seus amigos quiserem, não deixa de dividir, tá bom?

Acontece que a comida é tão gostosa que não dá nem vontade de dividir, mas é inevitável: é só abrir a mochila que o cheiro delicioso da comida invade o ambiente inteiro, e todo mundo vem pegar um pedacinho.

Além das comidas serem feitas com ingredientes da mais alta qualidade, eles contam com um ingrediente que não se acha por aí: o amor e o carinho, que dão ainda mais gosto para a refeição e também para a relação entre a mãe e seu filho.

Qual mãe é a sua?

Esses são apenas alguns dos tipos de mãe que existem por aí, e você pode identificar a sua mãe com características de algum tipo em específico ou um pouquinho de cada.

Seja qual for o tipo da sua mãe, com certeza ela faz tudo o que está ao seu alcance - e até mais do que isso - para que seus filhos estejam bem, acima de tudo, com um sorriso no rosto e coragem para enfrentar a vida.

Por isso, seja como sua mãe for, agradeça muito e nunca se esqueça de mostrar o amor que sente por ela. Seja preocupada, descontraída, da moda, tecnológica, cozinheira ou de outro tipo, mãe é tudo igual no que diz respeito ao enorme amor que sente por seus filhos!

Fonte: Bijousofia

475 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page