top of page

Dicas Para Organizar Festa Infantil em Casa


Quando o assunto é festa, algumas mães preferem a praticidade em contratar um buffet, salão de festas com tudo pronto, sem ter trabalho. Mas há também quem prefira comemorar em casa, seja para conter custos ou para receber amigos e familiares em um ambiente mais intimista e acolhedor.

Fazer uma festa em casa não é um bicho de sete cabeças, mas exige alguns cuidados com o planejamento.

Eu trabalhei durante 8 anos com organização de festa infantil e meu foco sempre foi em festas residenciais, seja dentro de casa, no quintal ou no salão do prédio.

Decoração Moana na Expo Mini Me

Definir Data, Horário e Local

Parece óbvio, mas é fundamental definir esses itens antes de começar qualquer planejamento. Por exemplo, uma festa na hora do almoço exige que seja servido um prato ou comida em maior quantidade, enquanto uma festa a tarde, pode ser apenas com lanchinhos e salgadinhos.

O local também é importante. Se for em casa, será na parte interna ou externa? O salão de festas do prédio já foi reservado? É um espaço com churrasqueira onde é possível pensar nesse tipo de cardápio?

Lista de Convidados

A quantidade de convidados deve ser adequada ao espaço. É muito desagradável ir a uma festa onde não há espaço para sentar ou circular.

Separe a lista de adultos e crianças para saber o que preparar para cada público.

Bowls com saladinha servidos pelo Buffet

Comes e Bebes

São os itens mais importantes da festa, portanto dê atenção total para esse planejamento. Defina o que será servido (de acordo com o horário da festa) e defina a quantidade de acordo com o número de convidados.

Em relação as bebidas, o básico é servir água, suco e refrigerante. Mas também é possível servir bebidas alcoólicas, como chopp, cerveja e em alguns casos, até mesmo vinho, espumante, batidas e coquetéis.

Caso seja servido algum prato quente, o ideal é que tenha lugar para todos os convidados sentarem para comer. Já para coquetéis e petiscos, uma parte dos convidados podem ficar em pé, sem problemas.

Brigadeiros Decorados

Bolo e Docinhos

O parabéns é o ponto alto de qualquer festa. Todos aguardam para saborear o bolo, então capriche na escolha do sabor e escolha algo que seja adequado ao público. Raramente um bolo de frutas fará sucesso entre as crianças, a molecada gosta mesmo é de chocolate. Já os docinhos podem fazer parte da decoração ou serem servidos após o parabéns.

Brigadeiro e Beijinho são clássicos, mas também é possível diversificar com outros sabores como Bicho de Pé, Cajuzinho, Olho de Sogra e Brigadeiros Gourmet.

Decoração Fundo do Mar na Expo Mini Me

Decoração

As mamães gostam de enfeitar a festa e as crianças adoram se o tema for algo que seja relacionado ao universo deles.

Para festas de 1 e 2 anos é comum que os pais escolham o tema, já que o bebê ainda não tem opinião. Mas é interessante, que seja alguma referência para criança, como um personagem, bichinho ou tema que ela goste. Exemplo: Galinha Pintandinha, Fazendinha, Circo, Jardim, Bita, Ursinhos, Bonecas, entre outros.

Já as crianças mais velhas costumam escolher o tema de acordo com a moda do momento ou algo que elas gostem muito.

Não importa se vai fazer uma decoração super elaborada seguindo todas as tendências ou se fará algo simples, seu filho sentirá a sua dedicação e ficará feliz em ver que o tema escolhido está lá fazendo parte desse momento.

Cantinho dos Brinquedos para crianças de 1 a 4 anos

Recreação

As mamães de primeira viagem logo vão aprender que festa de criança precisa ter algum entretenimento. Pode ser brinquedo (piscina de bolinha, cama elástica, infláveis, espaço baby), pode ser algum tipo de recreação com monitores (ou com algum familiar que tenha habilidade para fazer atividades com as crianças), ou até mesmo um show (mágica, fantoches, personagens).

A questão é que crianças possuem muuuuita energia e se não houver uma atividade específica para elas, ficarão correndo de um lado pro outro, incomodando a todos os convidados. Portanto, dê atenção a escolha da recreação, que deve ser adequada a faixa etária dos convidados. Sim, dos convidados e não apenas do aniversariante. O aniversariante pode estar fazendo 1 aninho, mas a festa estar repleta de crianças entre 4 e 7 anos que não vão curtir atividades de bebês. Se tiver a possibilidade de fazer atividades diferentes para cada faixa etária, melhor ainda

Música

Música é festa, então prepare uma Playlist bem legal para curtir esse momento com os amigos.

Precisa ser música infantil? Não! Só se você fizer questão. Mas a maioria dos convidados aprecia músicas de adultos e as crianças, na verdade, nem ligam muito para a música a não ser que seja para dançar.

Convites

Com tudo planejado, é hora de avisar os convidados sobre a festa. Atualmente, um convite virtual enviado por Whatsapp ou mensagem já é super normal. O convite pode ser enviado de 15 a 30 dias antes da festa.

Mas se ainda for adepta do convite impresso, deverá mandar fazer (ou imprimir) antes de 30 dias para tê-los em mãos a tempo de distribuir para todos.

Caixinha Personalizada com Docinhos

Lembrancinha

Já virou tradição e os convidados já esperam pela lembrancinha no fim da festa. É aceitável distribuir lembrancinhas apenas para as crianças. Nesse caso, pense em opções que os pequenos gostem como guloseimas, kits de pintura, massinha e brinquedos. Se preferir investir em lembrancinhas para os adultos, é possível calcular uma por família, ou uma por pessoa. Mas não deixe de distribuir algo para as crianças também.

Se algo não sair como o planejado, não se preocupe. Lembre que só você sabe o que foi planejado, seus convidados, provavelmente, nem fazem ideia de quais eram seus planos. O mais importante é não faltar comida e bebida para comemorar esse momento ao lado de amigos, familiares e pessoas especiais.

3.024 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page