top of page

Tradição: Saída de Maternidade Vermelha


Item básico do enxoval do bebê, a Saída de Maternidade é a roupinha que o bebê irá deixar a maternidade.

Esse é o momento mais esperado pelos novos papais: Levar o bebê para casa!

Como se trata de um momento tão especial, por que não investir em uma roupinha especial?

A Saída de Maternidade é composta basicamente por um macacão e uma manta, mas a mamãe pode compor sua própria saída de maternidade com um macacão e uma mantinha que combinem entre si, sem ser necessariamente um conjunto.

Lenda Saída de Maternidade Vermelha

Por que Vermelho?

Existe a tradição do bebê sair da maternidade usando pelo menos uma peça de roupa vermelha. Essa tradição vem de um antigo costume cigano em presentear a grávida com um sapatinho vermelho.

O vermelho é uma cor cheia de simbologia, que representa a felicidade, afasta o olho gordo e o mau olhado , além de trazer boa sorte.

"Presentear com sapatinhos vermelhos tem seu significado em um antigo costume cigano que simboliza proteção e o desejo de boa sorte, saúde e felicidade para o resto da vida.

De acordo com a lenda que envolve os sapatinhos, cada bebê escolhe um casal para ser seus pais. Mas havia um que estava muito preocupado com sua nova experiência. Percebendo as dúvidas do pequeno, apareceu a Mestra que tem o poder de sentir todas as coisas.

Ela colocou a mão em sua cabeça e falou: “Tenha confiança. Para que sua vida na Terra seja tranquila eu enviarei um amuleto sob a forma de presente, garantindo sua saúde e felicidade".

O destino reservou que aquele bebê nascesse numa família de ciganos europeus. E o primeiro presente que recebeu foi um par de sapatinhos vermelhos que ele usou e guardou para sempre. O bebê cresceu e tornou-se muito conhecido e respeitado por todos, assim como seu amuleto. A partir de então, a tradição de dar sapatinhos vermelhos para os recém-nascidos se espalhou pelos cinco continentes."

Saída de Maternidade Vermelha

Sapatinho ou Saída de Maternidade?

A lenda fala sobre sapatinho vermelho e até hoje ainda é muito comum a grávida ser presenteada por algum amigo ou parente próximo com o sapatinho vermelho simbolizando boa sorte e prosperidade à criança que está por vir.

Eu mesma, já presentei amigas queridas com sapatinho vermelho e também fui presenteada com um sapatinho vermelho quando contei que estava grávida.

Porém, muitas mamães optam por usar a roupinha vermelha junto com a manta (e até mesmo com o sapatinho) em busca da proteção para seu filho.

Também existe uma relação de que a roupinha vermelha ameniza o amarelado da pele do bebê com icterícia (muito comum em recém nascidos) e deixa um aspecto mais "saudável".

Fiz um vídeo falando sobre esse assunto. Veja abaixo e aproveite para se inscrever no Canal e acompanhar as novidades:

Como mal não faz e eu gosto dessa relação de proteção e sorte, escolhi uma Saída de Maternidade Vermelha para a Isabella. Esse modelo é da Novo Bebê. Inclusive, é uma roupinha tão bonita que usei em outros eventos enquanto ela ainda era pequenininha.

Algumas famosas como Angélica, Grazi e Adriane Galisteu também escolheram peças vermelhas para seus filhos saírem da maternidade.

Saída Maternidade Vermelha Famosa Vera Viel

Saída Maternidade Vermelha Famosa Ticiane Pinheiro

Saída Maternidade Vermelha Angélica

Saída Maternidade Vermelha Famosa Grazi

Saída Maternidade Vermelha Dani Suzuki

Saída Maternidade Vermelha Adriane Galisteu

Independente de qualquer tradição, o gosto dos pais deve sempre prevalecer. Se você não é muito fã dessa cor ou não concorda com a tradição, sem problemas. Escolha um modelo e uma cor que lhe agradem. O mais importante é a felicidade, o amor e a saúde dessa nova família que está se formando.

18.465 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page