Incentivando o Hábito da Leitura nas Crianças


Tento incentivar o hábito da leitura na minha filha, desde que ela nasceu.

Porém, mesmo com tantos esforços, ela nunca se interessou em ouvir uma história. Mal consigo ler um parágrafo e ela arranca o livro da minha mão. Não parece estar interessada em ouvir a história e isso me deixava tão chateada.

Há poucas semanas, fizemos uma viagem com meus primos e as filhas deles. Minha prima é professora e tem duas meninas que adoram livros (uma de 5 anos e outra de 11 anos).

Numa noite, ela sentou numa cadeira e começou a contar historinhas para as crianças. Minha filha ficou quietinha, prestando muita atenção em tudo e ouviu tudo até o fim. Mal pude acreditar naquela cena.

Assim que terminou, falei pra minha prima: Professora contando história é outra coisa né?

Ela me perguntou por quê e eu contei sobre o desinteresse da Isabella nos livros e como ela arranca tudo da minha mãe e só quer ficar vendo as imagens por conta própria.

Ela disse que eu estava errada em achar que minha filha não se interessa pelos livros. Pelo contrário, ela se interessa tanto que quer ver, pegar, sentir e aprender. Ela é ansiosa e quer ver sozinha as histórias, quer entender como aquilo funciona.

Fiquei muito feliz com essa observação, pois, eu nem tinha imaginado que poderia ser algo positivo e agora tenho certeza que é isso mesmo. Minha filha adora os livros, pede "tória" (história), mas é tão ansiosa que quer procurar sozinha a página em que o lobo faz dodói, ou que o patinho está chorando.

Passei a incentivá-la ainda mais e a deixá-la brincando com os livros (sempre de capa e páginas duras, cheios de figuras, adequados pra idade dela) e a experiência tem sido muito positiva.

Como é bom compartilhar experiência e ver as coisas por um novo ângulo. A gente se surpreende!

Com essa experiência, eu digo que se você quer incentivar seu filho a ler, deixe os livros à disposição dele. Permita que ele sinta o livro e veja as letras e imagens. Essa familiariedade é fundamental nesse processo.

Se você tem receio que ele estregue e rasgue, invista em livrinhos de capa e página dura. Se for um bebê, invista em livrinhos de banho que são plásticos e fofinhos ou em livrinhos que tenham texturas.

Dicas para Incentivar Seu Filho a Ler:

1- Tenha livros em casa. Parece óbvio, mas a criança só vai se interessar por livros se tiver contato com eles.

2- Deixo os livros de fácil acesso às crianças. Os livros precisam ser vistos como brinquedos e não como objetos intocáveis. Livro impecável é livro não lido.

3- Leia para seu filho. Uma leitura prazerosa cria vínculos afetivos entre pais e filhos e faz com que as crianças entendam que livros estão relacionados a momentos bons.

4- Ensine as crianças a cuidarem dos livros. É importante mantê-los limpos, organizados e preservados.

5- Ler antes de dormir é uma delícia, mas as leituras podem acontecer a qualquer hora do dia. Busque o hábito que se encaixa melhor na rotina da sua família.

6- Seja o exemplo. Quando os filhos vêem os pais lendo, se sentem mais estimulados a lerem também

7- Evite fazer a leitura em um único tom de voz. A entonação da leitura é super importante para criar interesse, principalmente, em bebês. O livro oferece mais do que treino para a alfabetização. É uma atividade completa: ajuda a conhecer costumes, idiomas e a riqueza que o mundo oferece.

8- A leitura provoca a imaginação e o faz-de-conta. Pode ser que seu filho tenha algumas dúvidas no decorrer da história. Faça pausas, explique e tire as dúvidas, mesmo que não consiga finalizar a história no mesmo dia. Utilize um marcador e continue em outro momento.

Se seu filho parece não se interessar pela leitura, não desista! Lembre-se da historinha que contei acima e tente entender qual a forma de relacionamento do seu filho com os livros para encontrar o ponto de interesse e incentivá-lo da maneira que melhor despertar seu interesse.

Boa Leitura!

#leiturainfantil #comoincentivarseufilhoaler #livrosinfantis

26 visualizações

ENTRE EM CONTATO

Raquel Freitas

Baby Planner | Assessora Materna

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White YouTube Icon

© Todos os Direitos Reservados