top of page

Ficar Sem se Alimentar Pode Aumentar Enjoo na Gravidez

A maioria das gestantes sofrem com enjoos durante a gravidez.


Os enjoos são causados pela mudança hormonal.

  • No início da gestação, a mulher produz grandes quantidades do hormônio da gravidez (HCG), que pode causar os enjoos e vômitos.

  • O aumento de progesterona e estrogênio também causa este sintoma.




Eu sei que é muito difícil se alimentar quando estamos com njoo. Mas você sabia que ficar longos períodos sem comer pode aumentar o enjoo?


Isso porque o estômago vazio provoca o acúmulo de ácido clorídrico. O estômago continua produzindo suco gástrico mesmo sem ter nada para digerir.



Como Ter Menos Enjoo?


Faça várias refeições pequenas e espaçadas ao longo do dia.


Evite comer muito de uma única vez, pois o estômago cheio demais também causa mal estar e refluxo.


O ideal é comer alimentos leves, sem condimentos ou gorduras. Os temperos fortes podem causar muito enjoo até pelo cheiro.


Boas opções são: frutas, mix de castanhas e frutas secas, proteínas (carnes, peixe, frango, queijo, ovos) e carboidratos.


Tenha sempre algum lanchinho rápido fácil. Se for sair ou trabalhar fora, leve lanchinhos na bolsa para comer nos intervalos das refeições.




Outras Alternativas


Alimentos azedos como limão e laranja ajudam a reduzir as náuseas.


Pode-se consumir a fruta in natura ou sucos.


Espremer um limão no copo com um pouco de água e ir tomando aos poucos, costuam ajudar bastante nessa fase.


Outra boa alternativa é o picolé de limão, que além de ser azedo, é gelado. Os alimentos gelados também são boas opções para aliviar azia e enjoo.


É muito comum a gestante acordar com enjoo, pois, fica muitas horas sem comer durante o sono. Deixe alguns biscoitos água e sal ao lado da cama e coma 1 ou 2 antes de levantar. Assim, a tendência é o enjoo diminuir para conseguir levantar e tomar café da manhã.


Evite beber líquidos durante a refeição. O ideal é aguardar de 15 a 20 minutos após a refeição para beber algum líquido. E é claro, que refrigerantes devem ser evitados.


Beba bastante água e mantenha-se hidratada.




17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page