top of page

Kit de Protetor de Berço - Usar ou Não


Se você acompanha o Blog ou minhas redes sociais, já sabe que eu trabalho há 8 anos com enxoval de bebê.

Desde o início eu vendo Kit de Protetor Berço, pois, é um item do enxoval que as mães brasileiras adoram!

Quando eu engravidei, obviamente, também quis escolher um Kit de Berço lindo, que combinasse com a decoração do quarto da minha filha, mas o peso na consciência veio ainda durante a gravidez, ao ouvir tantas recomendações para não utilizar os protetores, pois, havia risco de causar asfixia no bebê.

Mesmo assim, mantive o berço todo arrumadinho, não tive coragem de removê-lo. Estava tudo do jeitinho que eu queria!

Kit Berço Usar ou Não

Imagem: Acervo Pessoal

A Isabella nasceu e nos 2 primeiros meses ela dormiu num berço portátil no meu quarto, sem qualquer protetor ou decoração. Só lençol e mantinha mesmo.

Assim que ela completou 2 meses, decidimos que seria o momento dela começar a dormir no berço, no quarto dela. Olhei para aquele Kit de Protetores, cogitei retirar, mas preferi deixá-lo por lá. Afinal, se eu colocasse sempre a minha filha bem no meio do berço, não haveria risco de asfixia, já que um bebê dessa idade quase não se mexe, certo? ERRADO!

Logo nos primeiros dias que a Bella dormiu no bercinho, acordei uma manhã e fui até o berço ver se estava tudo bem e me deparei com a cena da minha bebê com o rostinho completamente encostado no protetor lateral.

Meu coração disparou e fiquei trêmula por alguns segundos até ter a certeza de que ela estava respirando.

Naquele dia removi todos os protetores do berço e entendi que o risco existe sim! Por mais cuidadosa que você seja, bebês se mexem e podem encostar o rosto em almofadas, cobertores, protetores, em qualquer coisa que cause asfixia. Cuidado!

O quarto não ficou mais tão bonito, mas pelo menos minha filha não corria mais esse risco.

Estados Unidos

Algumas cidades dos EUA já proibiram a venda de protetores de berço por causa do risco de asfixia. Quem faz enxoval em Miami, Orlando até encontra alguns modelos, mas por lá a cultura do Kit Berço não é tão forte quanto aqui.

A Academia Americana de Pediatria recomenda que os bebês durmam em um berço sem qualquer tipo de acessório. Apenas o lençol (de elástico ou bem preso ao colchão) deve ser mantido dentro do berço.

Também já está proibido por lá, a venda do rolinho segura bebê, também conhecido como apoio de bebê.

Diferentes Modelos de Protetor de Berço

Não se engane, nenhum tipo de protetor de berço é seguro.

Para as mães que não querem abrir mão da beleza do Kit de Berço, uma opção é remover o Kit sempre que colocar o bebê para dormir no berço.

Alguns modelos podem ser removidos com mais facilidade, como por exemplo, os Kits de Rolinho e os Kits Trança. Por não serem amarrados nas grades, como os modelos tradicionais, é possível removê-los, junto de almofadas, pelúcias e acessórios e arrumar o bercinho novamente todos os dias.

Diferneça Kit de Berço Rolinho e Trança

Imagem: Hug e Cia do Móvel

Também existe um modelo de tela respirável. Sinceramente, não sei qual a utilidade desse produto. A intenção foi boa pensando em algo respirável que não cause asfixia, mas não é bonito, não deixa o berço fofinho para proteger a cabeça do bebê, enfim, considero um produto sem utilidade.

Imagem: Pinterest e Biramar

Recomendação

Bebês não precisam de proteção no berço!

Sabe aquela ideia de utilizar o protetor de berço para deixar tudo acolchoado para o bebê não bater a cabeça e se machucar? Esqueça! Os bebês não tem força suficiente para bater a cabeça a ponto de se machucar. Não há necessidade de usar o protetor.

Digo isso por experiência própria. Depois que retirei os protetores, minha filha bateu a cabeça nas laterais do berço várias vezes, mas sempre foram batidas fracas, nunca machucou. Ela sequer acordava quando batia a cabeça.

A recomendação da Academia Americana de Pediatria é: NÃO UTILIZAR KIT DE PROTETOR DE BERÇO E NENHUM OUTRO ACESSÓRIO DENTRO DO BERÇO

Mas, se você faz parte do time das mães que adoram um Kit Berço enfeitando o quartinho, escolha uma opção que seja fácil de remover e REMOVA sempre que colocar o bebê no berço. Talvez um dia, a preguiça de arrumar o berço, bata na porta e você desista de vez de utilizá-lo, mas pelo menos matou a vontade de ter um quartinho lindo.

12.082 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page